Tratores conectados por satélites Starlink chegarão ao agro brasileiro este ano

70% da zona rural brasileira no entanto, ainda não possui conectividade suficiente, o que pode dificultar a implementação desse tipo de tecnologia no campo.

Leer en español

A fabricante norte-americana de maquinários agrícolas John Deere se une à Starlink para conectar tratores e outros equipamentos agrícolas com internet via satélite, mirando o setor agro do Brasil e dos EUA. Elon Musk avaliou o acordo como “ótimo para agricultores”.

As empresas planejam começar a implementar Starlink às máquinas Deere novas e existentes em ambos países ainda este ano, mas há um impasse.

Embora no Brasil a porcentagem de pessoas com internet nas áreas rurais tenha aumentado 144% entre 2016 e 2022, segundo dados do IBGE no mais recente levantamento da PNAD Contínua, cerca de 70% dos hectares cultivados no país não possuem conectividade suficiente.

Nos EUA, esse número é de 30%, de acordo com relatório do The Wall Street Journal.

Isso pode representar uma dificuldade de implementação das tecnologias digitais agrícolas que John Deere tem desenvolvido. Além disso, para que os tratores sejam operáveis, os agricultores precisam instalar antenas da Starlink no topo da cabine dos veículos e ainda não há informações de quanto custará o serviço.

Leia também: MCom priorizará banda larga a beneficiários do Bolsa Família

A falta de conectividade no campo dificulta aos agricultores monitorar e resolver problemas remotamente nos seus equipamentos e recolher dados precisos sobre as suas culturas e condições do solo.

No Brasil, o governo federal tem desenvolvido uma série de políticas públicas para ampliar a conectividade nas zonas rurais e priorizar a instalação de antenas nas áreas de difícil acesso

Por sua vez, operadoras como a TIM tem enxergado no agro um mercado fértil para investimentos com o 4G e espera encerrar 2024 com 20 milhões de hectares conectados.

Domínio da Starlink

As previsões da DPL News para 2024 são de crescimento dos satélites Starlink, mas ainda não de massificação. Até o momento, a empresa da Space X possui quase 5.300 satélites em órbita. Elon Musk diz que eventualmente quer mais 42 mil e, recentemente, colocou em órbita nove deles voltados para serviços móveis

Parcerias com grandes clientes iniciais, como a John Deere, serão cruciais para a expansão da Starlink.