Ser a melhor operadora móvel do Brasil e liderar a implantação do 5G são os dois pilares do Plano Industrial 2023-2025, por meio do qual a Telecom Italia (TIM) busca promover a transformação de seus negócios e crescimento financeiro nos próximos anos.
A TIM destacou que seu objetivo será construir uma plataforma de infraestrutura sólida, tanto fixa quanto móvel, por meio da qual espera manter sua receita estável e crescer um dígito até 2025.
No Brasil, a operadora está empenhada em se tornar a principal provedora de 5G em cidades chave como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, e aumentar a cobertura de serviços móveis com a ajuda dos ativos da Oi.
Além disso, a Telecom Italia planeja obter vantagem comercial em áreas-chave da Internet das Coisas e serviços empresariais, especialmente agronegócio e logística, assim como construir ofertas diferenciadas para as diferentes verticais.
A empresa de telecomunicações explicou que o seu projeto industrial contempla cinco áreas estratégicas:
- TIM Consumer: terá como foco o posicionamento de serviços de valor premium para se destacar da concorrência. A empresa vai avançar na reprecificação gradual da base de clientes.
- TIM Enterprise: a meta é aumentar o faturamento anual em 6%, com maior padronização e industrialização das ofertas.
- TIM Brasil: a operadora terá como foco o desenvolvimento de sua estratégia de valor no mercado brasileiro, impulsionada pela integração dos ativos da Oi.
- NetCo: a TIM ampliará a cobertura de suas redes fixa e móvel para promover a migração de linhas para fibra óptica até o domicílio. Até 2025, pretende atingir 48% de penetração de fibra e 90% de cobertura 5G.
- Meio ambiente, sociedade e governo: melhorar o impacto social e ambiental e, ao mesmo tempo, os resultados dos negócios por meio de maior eficiência, uso da economia circular e compras sustentáveis.
Cada uma contribuirá com seu objetivo de melhorar o desempenho de seus negócios, capturando oportunidades de maior eficiência de investimento e traçando um caminho claro para a otimização das despesas de arrendamento.
Nestes mesmos dias, a TIM divulgou os dados preliminares dos resultados financeiros de 2022. A empresa destacou que superou suas expectativas ao obter 4,3 bilhões de euros, 3,3% a mais em relação a 2021.
No Brasil, registou um crescimento de 19% nas receitas de serviços para 3,8 bilhões de euros. Além disso, destacou que tem realizado iniciativas para melhorar a eficiência da infraestrutura: no ano passado, mais de 127% dos dados tiveram maior eficiência em relação ao meio ambiente.A TIM disse que a subsidiária no Brasil também já utiliza 100% de energia renovável e aproximadamente 50% com fontes autogeradas, e se tornou a primeira operadora a levar o 4G a todos os municípios do país.