A SpaceX já colocou em órbita seis satélites com serviço Direct to Cell, que fornecerão cobertura móvel via satélite para sete operadoras de diferentes partes do mundo, inicialmente
A SpaceX lançou nove satélites na manhã de 3 de janeiro via Falcon 9, dos quais seis incorporam o serviço Direct to Cell da Starlink , que fornece cobertura móvel diretamente para smartphones padrão com o objetivo de melhorar a conectividade global e ajudar a eliminar zonas off-line.
Os usuários das operadoras T-Mobile US , da canadense Rogers Communications , da australiana Optus , da japonesa KDDI , da One New Zealand, da suíça Salt Mobile e na América Latina, Entel , serão os primeiros a contar com o serviço Direct to Cell .
Estas operadoras, já registadas, também têm acesso recíproco a outros países parceiros. Dessa forma, seus clientes terão serviços em diferentes países, dentro e fora do seu continente.
A Starlink está trabalhando em um cronograma para facilitar o envio de mensagens SMS diretamente de seus satélites a partir deste ano , para continuar com a implantação de voz e dados em 2025.
Os planos também incluem a adição de dispositivos IoT (Internet das Coisas) usando padrões LTE comuns.