OpenAI lança o ChatGPT Agent: o assistente que executa tarefas para você do início ao fim

Leer en español
A OpenAI lançou o ChatGPT Agent , um agente autônomo integrado ao ChatGPT que pode executar tarefas complexas do início ao fim, sem que o usuário precise fazer nada além de iniciar a interação.

Ao se conectar a outras ferramentas externas, como GitHub, Gmail e Google Agenda, o ChatGPT Agent permite que você execute tarefas como fazer reservas em restaurantes; preparar apresentações no PowerPoint, Google Slides ou Canva; pesquisar informações sobre um tópico específico; escrever conteúdo de apresentação; e inserir automaticamente imagens, gráficos ou tabelas relevantes.

Além disso, ele permite que você traduza apresentações, resuma documentos, gere notas para palestrantes ou resumos executivos, agende eventos no Google Agenda e envie convites por e-mail, além de pesquisar exemplos ou referências visuais que o usuário necessite.

Leia também: BRICS assina declaração sobre governança da inteligência artificial

Para a OpenAI, o ChatGPT Agent é um sistema que não apenas responde, mas também atua em um ambiente controlado que simula um computador seguro, com componentes como um navegador, leitor de arquivos e terminal.

Por exemplo, se o usuário disser: “Ajude-me a solicitar um reembolso de voo”, o agente pode identificar a companhia aérea, revisar os termos, preencher o formulário necessário e notificar o usuário sobre os resultados — tudo de maneira autônoma, mas verificável.

Este tipo de agente foi projetado para manter um equilíbrio entre autonomia e controle humano. O usuário pode observar o que o agente está fazendo , receber notificações antes que ações sensíveis sejam realizadas e decidir se deseja continuar, modificar ou cancelar a tarefa.

Com a capacidade de lidar com tarefas que envolvem dados confidenciais do usuário , a OpenAI implementou várias camadas de segurança para garantir que o agente não execute tarefas arriscadas sem consentimento.

“Todas as ações que envolvam dados pessoais , decisões sensíveis ou acesso a serviços externos exigem confirmação explícita do usuário. Além disso, o ambiente em que o agente opera foi projetado para ser auditável; o usuário pode revisar cada etapa executada pela IA, pausar o processo ou editar as instruções, se desejar”, explicou a OpenAI em um comunicado.

O agente também está equipado para resolver problemas que surgem durante o processo. Por exemplo, se uma página não carregar corretamente ou se uma opção mudar no meio da tarefa, o sistema pode ajustar seu comportamento, tentar novamente ou informar o usuário para redefinir o objetivo.

Por enquanto, o recurso está sendo implementado gradualmente para usuários pagantes do serviço ChatGPT. Inicialmente, ele estará disponível para quem possui os planos ChatGPT Plus, Team e Enterprise.

Espera-se que o OpenAI expanda sua disponibilidade nos próximos meses.