Concorrência estourou: Google investe US$ 300 milhões em Claude, outro chatbot com IA

A Google investiu cerca de US$ 300 milhões em 10% da Anthropic, uma empresa fundada por ex-funcionários da OpenAI, com a qual a gigante tecnológica pretende reforçar a sua concorrência no futuro da Inteligência Artificial (IA).

O acordo inclui o desenvolvimento de um chatbot que possa competir com o ChatGPT chamado Claude, que se encontra em uma versão beta fechada por enquanto, mas é capaz de ler uma comparação entre os sistemas da Anthropic e da OpenAI. No entanto, não está claro se a Google planeja integrar Claude em seus serviços, como a Microsoft está fazendo com o ChatGPT.

Além disso, a dinâmica de compra é semelhante à parceria entre Microsoft e OpenAI. Enquanto a primeira prevê dinheiro em investimento e acesso à sua gigantesca plataforma na Nuvem, necessária para treinar os mais recentes modelos de IA com uso intensivo de computação; a segunda fornece experiência de pesquisa.

De acordo com o Financial Times, a transação ocorreu no final de 2022, e pode ser que a motivação para o negócio seja desenvolver o negócio de computação em Nuvem do Google.

Leia também: ChatGPT Plus: o que a assinatura inclui

O que se sabe sobre o Anthropic?

Registrada em 2021 por Dario Amodei, ex-vice-presidente de pesquisa da OpenAI, a Anthropic foi criada como uma corporação de utilidade pública cujo trabalho é focado na construção de “sistemas de IA confiáveis, interpretáveis ​​e orientáveis”, como afirma em seu site.

Além da Amodei, a Anthropic tem vários outros pesquisadores que fizeram parte da OpenAI, como Tom Brown, engenheiro principal do modelo de linguagem de IA GPT-3.

A ruptura entre a Amodei e a OpenAI ocorreu “após um desentendimento sobre a direção da empresa“. Pois, a partir de 2019, depois do primeiro acordo com a Microsoft, vários pesquisadores criticaram as ações da OpenAI como cada vez mais imprudentes, particularmente o lançamento do ChatGPT na web pública no final do ano passado, sem as proteções adequadas ou o software que pudesse detectar com segurança sua saída.

A Google deverá realizar um evento na próxima quarta-feira, dia 8 de fevereiro, onde darão mais detalhes sobre sua nova aquisição.