O Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC) e a Huawei anunciaram um curso gratuito sobre Telecomunicações, Redes Móveis e Segurança Cibernética aos provedores de Internet que se preparam para lançar o 5G.
A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), a Huawei, o Instituto Mediterrâneo de Risco, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (IMREED) e a Sikur, empresa de cibersegurança.
Segundo o Inatel, o objetivo é capacitar 120 pessoas nos meses de junho e julho deste ano para trabalhar com as principais tecnologias e redes de telecomunicações, além de apresentar princípios, fundamentos e evolução das redes móveis e as técnicas de segurança cibernética.
O curso será presencial, no campus do Inatel em Santa Rita do Sapucaí, e será dividido em atividades teóricas e práticas. A parte prática será realizada nos laboratórios equipados com dispositivos Huawei e com sistemas de segurança e estudos de caso fornecidos pela Sikur e pelo IMREED.
“O curso de cibersegurança das redes móveis e 5G do Inatel chega em boa hora porque, além das grandes operadoras, os ISPs regionais também investem na construção de suas redes”, destaca Marcelo Motta, Head de Soluções e Cibersegurança da Huawei América Latina.
Além disso, a iniciativa é mais uma forma de tentar suprir a falta de mão de obra capacitada, um dos maiores desafios que o Brasil enfrenta na área de tecnologia. Em setembro do ano passado, o sócio da consultoria ADVISIA, Daniel Wada, disse que “apesar dos elevados índices de desemprego gerais da população, para a mão de obra especializada, a gente tem dificuldade de contratação. Não só a consultoria, mas também as operadoras, os fornecedores de equipamentos e o pessoal capacitado para as agências regulatórias e públicas.”
Um relatório recente da Brasscom mostra que o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) até 2025. Isso porque a indústria demanda mais trabalhadores especializados do que o país forma por ano.
Próximas atividades do CxSC
A iniciativa é a primeira capacitação oferecida pelo CxSC. Para o segundo semestre, está previsto outro treinamento focado em Redes Privativas, Edge, Cloud Computing, IoT e Inteligência Artificial.
“Estamos trabalhando também em outras atividades de formação e propagação de conhecimentos na área de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), em informativos sobre principais ameaças cibernéticas e medidas de mitigação e prevenção das mesmas e na promoção do Segundo Fórum Nacional de Cibersegurança, que deve ocorrer em outubro de 2022”, diz o coordenador adjunto do CxSC, professor Guilherme Aquino.