Huawei aposta na inteligência artificial como próximo serviço universal

Por Jorge Bravo e Mayara Figueiredo
Istambul, Turquia.-  A Inteligência Artificial (IA) é uma oportunidade para tornar esta tecnologia acessível, omnipresente e relevante para todas as pessoas, em todas as casas e em todas as empresas. 

Durante sua palestra no Mobile Broadband Forum 2024 , Li Peng, Vice-Presidente Sênior Corporativo e Presidente de Vendas e Serviços de TIC da Huawei, destacou que a IA se tornará um serviço universal, que impulsionará uma transformação profunda na indústria móvel e no dia a dia. vida.

Para Li Peng, a IA não é apenas uma tecnologia, é o próximo grande salto para o setor móvel. “Nesta nova era, a inteligência se tornará um serviço ao alcance de todos, disponível a qualquer hora e lugar”, afirmou o executivo.

A IA melhorará a interação humana com dispositivos e máquinas através de comandos de voz, gestos e respostas mais rápidas e precisas.

A Huawei projeta que a integração da IA ​​nos serviços móveis será um impulsionador chave da indústria, desde assistentes pessoais inteligentes até aplicações domésticas e empresariais. 

Leia também: 5G, IA, sustentabilidade e colaboração são o futuro da conectividade: GSMA

Li Peng mencionou que os dispositivos baseados em IA, que já somam mais de 900 milhões em todo o mundo, continuarão a crescer e melhorar, atingindo precisões de até 95 por cento. mesmo em ambientes barulhentos, permitindo interações mais suaves e eficientes.

Uma das novidades mais marcantes é o “agente pessoal AI”, um assistente virtual que poderá ajudar os trabalhadores nas suas tarefas diárias, operando continuamente e processando grandes quantidades de dados em tempo real.

Estes agentes serão capazes de coordenar tarefas, otimizar redes e resolver problemas em tempo recorde, mudando a forma como as empresas gerem informação e recursos.

EDIT 4
Foto: Huawei

As infra-estruturas também desempenharão um papel fundamental nesta visão. A Huawei está a trabalhar em redes de próxima geração que suportam a conectividade necessária para aplicações avançadas de IA, garantindo interações rápidas e seguras em tempo real. Isto inclui tudo, desde a otimização dos centros de dados até à implementação de plataformas de transmissão de dados que facilitam o crescimento da IA ​​no setor móvel.

Além disso, Li Peng destacou as oportunidades de monetização que a IA oferece às operadoras de telecomunicações.

“Mais de 30 operadores já lançaram serviços baseados em IA e os consumidores estão dispostos a pagar pela garantia de uma melhor experiência”, comentou, salientando que a China e outras regiões já começaram a explorar novos modelos de negócios baseados em IA para o mercado. setores residenciais e empresariais.