Governo inicia obra da Infovia 02, prevista para inaugurar em fevereiro
O Ministério das Comunicações iniciou as obras da Infovia 02, prevista para inaugurar seus cabos de fibra óptica subfluviais no rio Solimões, em 18 de fevereiro. O empreendimento visa conectar cerca de 370 mil habitantes em 13 cidades da Amazônia, como parte do programa Norte Conectado que prevê a construção de 28 infovias no total.
Embora a inauguração das infovias esteja acontecendo fora do prazo inicialmente previsto, o governo tem honrado esse compromisso. Com um investimento de R$ 268 milhões, serão lançados 1,1 mil km de cabos, conectando escolas, hospitais, centros de pesquisa e comunidades locais, incluindo 12 mil indígenas.
“A operação vai passar ainda por Alvarães, Uarini, Fonte Boa, Jutaí, Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença, Belém do Solimões e Tabatinga. A Infovia contempla também a cidade de Atalaia do Norte (AM), mas com conexão via terrestre a partir de Benjamin Constant.”, informou o MCom em comunicado.
Além disso, o projeto também integra o Brasil e a Colômbia, como parte de um acordo internacional. Também oferece infraestrutura de rede de alta velocidade com pegada sustentável: evita o desmatamento beneficiando regiões de difícil alcance por redes terrestres.