Brasil e Colômbia reafirmam acordo de conectividade por infovia
Ministros reafirmaram a parceria durante a visita do presidente Lula ao governo de Gustavo Petro na Colômbia.
MCom (Ministério das Comunicações do Brasil) e MinTic (Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicação da Colômbia) celebraram a assinatura de um acordo, nesta quarta, 17, para levar fibra óptica a Leticia, na Amazônia colombiana, por meio da Infovia 02, que já previa este trecho, passando também por Atalaia, no Peru, conectando a tríplice fronteira amazonense.
Durante a inauguração da Infovia 01, em agosto de 2023, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, havia prometido a inauguração da 02 até o final daquele mesmo ano, conforme cronograma.
A implementação da “estrada digital de fibra” com 1,1 quilômetros de extensão, que conectará o Norte do Brasil à fronteira colombiana em Leticia, agora está prevista para 2025.
O acordo foi reafirmado em ocasião da visita do presidente Lula e ministros e ministras do Meio Ambiente; Indústria e Comércio; e Direitos Humanos, ao governo de Gustavo Petro. Ele prevê ainda a criação de um grupo de trabalho bilateral por meio da Secretaria de Telecomunicações e o MinTic de Mauricio Lizcano, para planejar como será realizada a conexão em áreas remotas e comunidades ribeirinhas.
Outros acordos bilaterais
A visita dá continuidade a um conjunto de ações firmadas desde o ano passado entre as nações. Em paralelo, ocorre o Fórum Empresarial Colômbia-Brasil, promovido pela ApexBrasil e ProColombia, que reúne além das autoridades estatais, 300 empresários e mais de 20 líderes que debatem oportunidades de negócios variadas.
Os presidentes trataram de temas como bionergia, agricultura, desenvolvimento sustentável, integração regional, cooperação em inteligência policial e setor automotivo. Ressalta-se que o Brasil é o 3º maior parceiro comercial da Colômbia que, por sua vez, é a 4ª maior economia da América Latina.