Espectro da Nowo são transferidos à DIGI que enfrenta onda de reclamações em Portugal

Leer en español

Foram transferidos à DIGI Portugal, os direitos de uso do espectro de radiofrequências das faixas de 1800 MHz e 2,6 GHz, adquiridas pela Nowo Communications no leilão de 5G. A transferência faz parte do acordo de compra da Nowo pela DIGI por 150 milhões de euros, em agosto de 2024.

O processo foi aprovado pela Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações) ainda em dezembro, após a análise da reguladora às contribuições em consulta pública. Com a decisão pela Autoridade, ficou definido o prazo de uma semana para a DIGI começar a utilizar tais frequências.

Essa mudança pode permitir que a DIGI melhore sua competitividade no mercado de telecomunicações em Portugal, uma vez que a operadora tem enfrentado desafios significativos desde o início de suas operações. 

Em apenas dois meses, a empresa acumulou mais de 400 reclamações no Portal da Queixa, superando o número total de queixas de todas as outras operadoras “low-cost” combinadas.

As principais queixas dos consumidores portugueses incluem:

  • Qualidade do Serviço: 34,6% das reclamações são sobre falhas técnicas, interrupções ou desempenho abaixo do esperado nos serviços oferecidos;
  • Instalação: 19,7% das queixas estão relacionadas a atrasos ou problemas na instalação dos serviços contratados;
  • Portabilidade: 17,7% dos casos envolvem dificuldades ou atrasos no processo de transferência de número entre operadoras;

Contudo, a DIGI Portugal apresenta uma taxa de solução de reclamações de 42,5%, segundo levantamentos divulgados pela imprensa local que, por sua vez, avalia como dificuldades que podem impactar na reputação da entrante com seus clientes.