A CONTCOP (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicações e Publicidade), a FENATTEL ( Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas) e o SINTETEL (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações no Estado de São Paulo) encaminharam à Aneel um pedido de reconsideração para desarquivamento do processo de postes.
As entidades argumentaram que a decisão de arquivar a proposta de resolução conjunta coloca em risco a segurança dos trabalhadores, que enfrentam altos índices de acidentes fatais devido à má gestão das instalações nos postes que, nos moldes regulatórios atuais, são administrados pelas distribuidoras de energia.
Elas pediram a aprovação de uma resolução que delegue a gestão e manutenção dos postes a uma empresa terceirizada especializada, argumentando que as empresas de energia não estão cumprindo adequadamente suas responsabilidades.
A manifestação das entidades é mais uma entre várias que já ocorreram, incluindo os Ministérios da Comunicação e de Minas e Energia. A Telcomp, Abrint, Feninfra e outras associações representativas do setor telecom também esperam uma ação reversível e conclusiva em favor da resolução.