Brasil | Unigel monta fábrica de hidrogênio e amônia verde

Valor – Ivo Ribeiro

Uma das maiores companhias químicas na América Latina, a Unigel almeja se tornar empresa pioneira na fabricação de hidrogênio e de amônia verdes, produtos que estão ocupando espaço na corrida mundial no processo de descarbonização. Os consumidores dessas matérias-primas estão em vários setores da indústria e em outras atividades, como transportes marítimo e aéreo.

A empresa, com tecnologia e o sistema industrial da alemã Thyssenkrup Nucera, começa a investir US$ 120 milhões (cerca de 660 milhões) para montar uma fábrica de hidrogênio verde em Camaçari (BA) em site ao lado do polo petroquímico. Esse investimento é para a primeira fase, que foi desenhada para produzir 10 mil toneladas ao ano de hidrogênio, utilizando energia renovável, e a conversão em 60 mil de amônia.

“É um projeto transformador para a Unigel, que estará na vanguarda, pois terá o maior projeto do mundo quando entrar em operação, no final de 2023”, afirma Roberto Noronha, presidente da companhia. Numa segunda fase, por volta de 2025, diz, o plano é quadruplicar os volumes. “Mas aí vamos buscar um parceiro, porque o montante de recursos será bem mais expressivo”, informa.

Leia mais: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/07/25/unigel-monta-fabrica-de-hidrogenio-e-amonia-verde.ghtml