lunes, enero 30, 2023
HomeBRASILBrasil | São Paulo e AWS vão capacitar 10 mil pessoas em...

Brasil | São Paulo e AWS vão capacitar 10 mil pessoas em cursos de tecnologia

O programa da Prefeitura de São Paulo visa promover novas atividades sobre o uso e a adoção da computação em nuvem entre equipes de TI e gestores que atuam nos órgãos da Administração Municipal.

A Cidade de São Paulo vai promover um amplo programa de atividades relacionadas à computação em nuvem e transformação digital em colaboração com a Amazon Web Services (AWS). As capacitações irão acontecer em conjunto com diversos órgãos da administração municipal, no centro de tecnologia e inovação da Prefeitura de São Paulo, o Inspira Sampa, na Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP) e pelo portal de cursos do CATE.

O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes em reunião na tarde desta quarta-feira (21) que destacou a importância da tecnologia para a população em geral e, principalmente para a Administração Municipal para melhorar os serviços públicos. “Além de ser fundamental, a tecnologia permitirá que todas as áreas da Prefeitura ganharão em eficiência, pois o uso da tecnologia é essencial nos dias de hoje”, disse o prefeito. Estiveram também na reunião os secretários municipais de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós, de Gestão, Marcela Arruda, e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, além do presidente da Prodam-SP, Johann Dantas e o diretor da AWS para o setor público, Paulo Cunha.

A parceria visa promover novas atividades sobre o uso e a adoção da computação em nuvem entre equipes de TI e gestores que atuam nos órgãos do governo do município de São Paulo. Ocorrerá uma programação periódica de atividades, incluindo, a divulgação, qualificação e fomento dos serviços de computação em nuvem e a aplicação dos programas AWS no âmbito municipal.

A AWS oferecerá os programas de aprendizagem:

  • AWS DigiTech e os Dias de Imersão, que oferecem formação técnica aprofundada para servidores da área de TI do município para estarem aptos a inovar utilizando as mais novas tecnologias e ferramentas.
  • O AWS Skill Builder, programa que oferece centenas de horas de treinamento e recursos autoguiados para iniciantes na nuvem. São mais de 200 cursos gratuitos e com possibilidade de certificação posterior.
  • O AWS Massive Training, programa em parceria com instituições do mercado que busca qualificar pessoas que não estejam em área de TI atualmente, mas que gostariam de iniciar os seus estudos na áera de computação em nuvem de forma gratuita.
  • Curso de Formação Executiva em Transformação Digital, que vai aprofundar os conhecimentos sobre a Transformação Digital dos executivos da Prefeitura (secretários, secretários-adjuntos, chefes-de-gabinete, presidentes e diretores de empresas públicas).
  • AWS EdStart foi projetado para ajudar empreendedores de EdTechs a criar a próxima geração de soluções de aprendizado online, análises e gerenciamento de campus na Nuvem AWS.
  • O AWS Activate que fornece a startups qualificadas ferramentas, recursos e conteúdos gratuitos projetados para simplificar cada etapa da jornada da startup. Desde o momento do registro, os membros recebem benefícios, incluindo dicas de especialistas com curadoria da AWS sobre necessidades comerciais e técnicas, treinamentos e suporte, e modelos de infraestrutura pré-desenvolvidos.

Essas atividades devem atingir 10 mil pessoas por meio das capacitações online disponibilizadas por programas da prefeitura; servidores públicos da área de tecnologia (gestores e técnicos de TI) e de áreas fim (não tecnologia) e servidores públicos da área executiva e de gestão da Prefeitura (secretários, secretários-adjuntos, chefes-de-gabinete, presidentes e diretores de empresas públicas).

“Essa é uma parceria importante para elevar o nível de capacitação dos funcionários do governo em tecnologia, são mais 200 cursos gratuitos e com possibilidade de certificação. Isso aprimora o resultado da gestão pública feita com o auxílio da tecnologia”, destacou Quirós.

Já o presidente da Prodam-SP, Johann Dantas, reforçou a importância da iniciativa. “Vamos atuar transversalmente em diversas frentes, com capacitação para o servidor municipal, experimentação de tecnologias disruptivas, capacitação técnica para a população na ponta, imersão e conteúdos para startups e formação executiva para os gestores públicos”.

Para Paulo Cunha, “a nuvem permite aos governos adaptarem-se e mudarem rapidamente em benefício dos seus cidadãos, para além da sua agilidade, segurança e escalabilidade. Com a nuvem, é possível democratizar o acesso a tecnologias altamente sofisticadas, ajudando as agências governamentais a inovar numa variedade de processos”.

*Com assessoria de imprensa.

DPL News
DPL Newshttps://dplnews.com/
Digital Policy & Law es una empresa especializada en el análisis estratégico de las políticas públicas de telecomunicaciones, TIC y economía digital.

LEER DESPUÉS