O Brasil tem 250,6 mil empresas de tecnologia da informação (TI) e esse número é 49% maior que o total de empresas do setor em 2010. Os dados integram a mais recente edição do “Insights Report – Panorama do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação”, estudo da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O levantamento é feito com base em dados oficiais (da Receita Federal) e o diagnóstico serve de parâmetro para investimentos e políticas públicas no setor de inovação.
Outro dado do período é que o Paraná se destaca no crescimento. Há 11 anos, o Estado era o quinto em total de empresas; agora, além de ultrapassar o Rio Grande do Sul e chegar à quarta posição do ranking, está mais perto do terceiro colocado, Minas Gerais.
O boletim, consolidado em julho, tem dados relativos ao primeiro semestre de 2021 e mostra ainda abertura recorde de empresas de TI durante a pandemia de Covid-19. Em 2020, foram 25 mil novos negócios nesse ramo, no país. Nos seis primeiros meses deste ano, já foram 16 mil novas empresas, o que equivale a 64% do registrado durante todo o ano de 2020.