Convergência Digital
O Mercado Livre está usando Wi-Fi da Aruba para gerenciar e otimizar as redes remotas na nuvem conectando a sede em Osasco (SP), os service centers e os CDs fulfilment existentes no Brasil. A plataforma de e-commerce está usando APs para conexão Wi-Fi, ClearPass, para controle de acesso seguro, e Aruba Central para o gerenciamento.
Por meio do ClearPass, a equipe de TI do Mercado Livre gerencia o controle de acesso e segurança em três diferentes redes: a corporativa, a de visitantes e a de prestadores de serviço. Os funcionários são autenticados com login e senha; os visitantes se cadastram no portal a partir de um QR code personalizado; e os prestadores de serviço fazem a autenticação local de seus dispositivos. Com soluções de IoT, a TI também tem controle dos acessos feitos a partir das salas de reuniões e do fluxo de pessoas nos restaurantes.
Os Centros de Distribuição do Mercado Livre localizados no Brasil registram aumento médio de 40% do quadro de funcionários em relação aos últimos meses e, mesmo com mais conexões por antena, a companhia não registrou problemas de acesso à rede. Além da queda drástica no número de chamados relacionados ao acesso à rede, o investimento resultou em mais produtividade para a equipe de TI, que gerencia remotamente todos os CDs a partir de Osasco e pode se concentrar em atividades mais estratégicas.