Valor – Ivone Santana
A Claro está estreando sua rede 5G na sala de cirurgia robótica do centro cirúrgico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). A operadora está usando a frequência de 2,5 gigahertz (2,5 GHz) adquirida no leilão de 5G para implantar, com a Embratel, a tecnologia por meio de um programa de colaboração que inclui o InovaHC – núcleo de inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) -, a Ericsson e a startup NuT, de Natal (RN), para integrar dados.
O programa começa com o médico, professor, ou equipe de pesquisadores fazendo acompanhamento remoto de cirurgias, disse ao Valor, Marco Bego, diretor do InovaHC. Os dados serão testados e depois o processo vai evoluindo. No futuro, os profissionais poderão influenciar nas cirurgias, inclusive operar remotamente com o auxílio de robôs do centro. “É o início de um projeto maior. Começa pelo centro cirúrgico porque é a maior área do hospital, onde tem mais informações”, explicou.
O HC já atua com telemedicina, disse Bego, mas para procedimentos simples. Com 5G, sua expectativa é poder atender pacientes de qualquer ponto do país.
Leia mais: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/03/23/hospital-das-clinicas-vai-estrear-rede-5g.ghtml