Brasil | Enel SP terá 8 milhões de medidores digitais

Valor – Fábio Couto

Depois de concluir um projeto-piloto para instalar 300 mil medidores digitais de eletricidade, a Enel Distribuição São Paulo (antiga Eletropaulo) vai substituir cerca de 8 milhões de dispositivos analógicos, passo importante da modernização tecnológica da rede da empresa, especialmente na maior e mais densa área de concessão do país. Ao mesmo tempo, a empresa busca mais diálogo regulatório para reconhecimento de investimentos maciços e de longo prazo no segmento.

O projeto-piloto custou R$ 227 milhões, sendo R$ 121 milhões com recursos de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa não tem ainda o cálculo de quanto será preciso investir para trocar os 8 milhões de medidores analógicos.

O trabalho na Enel Distribuição São Paulo, que atende a 24 municípios da Grande São Paulo, incluindo a capital paulista, será paulatino, a uma taxa de até 1 milhão de medidores por ano. Os dispositivos estão sendo fabricados no país pela GridExpertise, criada pela Enel exclusivamente para desenvolver a tecnologia. De acordo com o diretor global da Enel Grid (linha de negócios de infraestrutura de redes de distribuição), Antonio Cammisecra, a medição eletrônica é o primeiro passo de uma rede digital e que permite à empresa ofertar aos clientes uma gama de serviços inteligentes, além de ter uma operação mais eficiente.

Leia mais: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/07/26/enel-sp-tera-8-milhoes-de-medidores-digitais.ghtml