Brasil assume a presidência de Comissão de Estudo na UIT-R
Delegação brasileira liderada pela Anatel tem mais quatro nomes na vice-presidência de outros grupos
Thiago Aguiar Soares, coordenador-Geral da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica (Secoe) do Ministério das Comunicações (MCom) foi nomeado presidente da Comissão de Estudos 6 da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R), responsável pela padronização internacional de serviços de radiodifusão. As reuniões da Assembleia de Radiocomunicações 2023 (RA-23) começaram no dia 13 de novembro e vão até o próximo dia 17 em Dubai, Emirados Árabes Unidos.
As reuniões antecedem a Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC), que também ocorrerá em Dubai, em 20 de novembro e é organizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) para tecnologias de informação e comunicação (TIC).
Realizadas a cada três ou quatro anos, as reuniões servem para analisar e, se necessário, revisar o Regulamento de Radiocomunicações, tratado internacional que rege o uso do espectro de radiofrequências e as órbitas de satélites geoestacionários e não geoestacionários.
Este ano, é esperado uma revisão sobre a utilização da faixa de 6 GHz, atualmente destinada para redes wi-fi em diversos países, incluindo o Brasil. Contudo, após pressões no congresso e por parte de algumas operadoras, a Anatel poderia considerar parte do espectro para utilização de redes móveis, “se assim for decidido na WRC-23”, disse Carlos Baigorri, presidente da agência, em audiência pública ao final de outubro.
Leia também: TIC e outros setores se unem para pedir sanção de Lula à desoneração
Delegação brasileira
Liderada pela Anatel, com representantes do MCom, Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do setor privado, a RA-23 também será composta pelos seguintes servidores da agência nas vice-presidências de quatro das seis Comissões de Estudo da UIT-R:
Raphael Garcia para vice-presidência do SG5 (serviços terrestres);
Luciana Ferreira para vice-presidência do SG4 (serviços por satélite);
Tarcísio Bakaus para vice-presidência do RAG (grupo assessor de Radiocomunicações);
Afonso Rocha para vice-presidência da CPM27 (reunião preparatória para a WRC-27).
As outras duas Comissões de Estudo são sobre propagação e serviços científicos.