Secom TCU
O vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) no exercício da Presidência, ministro Bruno Dantas, informou que, a partir desta quarta-feira, 2, as sessões plenárias do Tribunal serão veiculadas, também, pela plataforma Teams Live.
A decisão foi adotada diante de incidentes ocorridos nesta terça-feira, 1º, que envolveram a transmissão das sessões das Câmaras por meio da rede de compartilhamento de vídeos YouTube, na qual o TCU possui canal oficial.
O TCU recebeu alerta em duas ocasiões sobre o uso de conteúdo de terceiros em transmissões ao vivo. Assim que alertado pelo YouTube, o TCU contestou o alerta e a decisão da plataforma de impedir outras transmissões. Após análise, o Youtube informou ter normalizado e reestabelecido o conteúdo e os demais serviços do canal oficial do Tribunal. A plataforma explicou, ainda, que: “depois de verificar novamente, confirmamos que o vídeo não viola nossas diretrizes da comunidade”.
Para o ministro Bruno Dantas, “a ausência de transmissão em tempo real, no atual contexto em que as sessões são realizadas de forma telepresencial, fere o princípio da publicidade a que os atos da administração pública são submetidos e equivale, por assim dizer, a uma sessão sigilosa.”
Assim, a partir desta quarta-feira, 2, as sessões passam a ser transmitidas também pelo Team Live, além da transmissão que já ocorre pela rede de compartilhamento YouTube. Com isso, a eventual indisponibilidade de um dos serviços de transmissão não invalidará ou suspenderá o curso das reuniões colegiadas.
Além dessas duas plataformas, outros serviços e canais já estão sendo estudados pela área de suporte do TCU, com o intuito de ampliar as alternativas para o cidadão acompanhar os trabalhos do Tribunal.