Convergência Digital – Luís Osvaldo Grossmann
A Anatel vai começar a fazer testes de uso externo de roteadores WiFi 6E, que se valem de um novo naco de radiofrequência para viabilizar a tecnologia de acesso fixo com taxas de transferência de 10 Gbps. Em março de 2021, a agência aprovou a destinação de 1.200 MHz para a nova geração de WiFi, mas em princípio restrito ao uso indoor.
“Vamos fazer um piloto para coordenação de frequências e testar o WiFi 6E outdoor, que pode agregar um competidor a mais para as redes, seja no modelo de rede privativa, seja em parceria público privada, para atender ‘n’ tipos de negócios”, destacou o superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel, Vinícius Caram.
Como indicou ao participar nesta quinta, 7/7, do Tech Fórum Brasil, promovido pela Network Eventos em Brasília, o uso outdoor já estava no radar desde o início, mas exige o desenvolvimento do chamado ‘controle automático de frequência’, ou AFC, pela sigla em inglês. Ou seja, uma espécie de monitoramento permanente das frequências em uso em uma determinada área, de forma a evitar interferência do WiFi 6E nesses serviços.