Anatel
O Projeto Além do Horizonte, que converte produtos piratas (não homologados) em produtos de relevância social, transformou, em dezembro de 2021, 745 receptores de TV BOX retidos pela Receita Federal do Brasil (RFB) em minicomputadores entregues a escolas públicas. Acessórios como mouse e teclados foram obtidos por meio de bens apreendidos nos depósitos da Receita Federal.
Além das ações de fiscalização realizadas para retenção dos produtos não homologados, a Anatel participa desse projeto fornecendo apoio técnico para que os produtos transformados sejam homologados pela Agência. As Gerências Regionais da Anatel nos estados de Minas Gerais, Anatel Goiás e a Gerência de Certificação e Numeração representam a Agência nesta ação.
O projeto Além do Horizonte tem como princípio a sustentabilidade, a originalidade, a relevância social e a possibilidade de trabalho em rede. Além de desenvolver produtos para plataforma de reabilitação remota, robótica nas escolas, triagem SUS, TV BOX como clusters, dentre outros.
O projeto Além do Horizonte, idealizado pela Receita Federal de Minas Gerais em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e outras instituições de ensino superior, tem como objetivo dar destinação sustentável a receptores de sinais TV BOX apreendidos pelas ações de fiscalização realizadas pela Anatel, Receita Federal do Brasil e Agência Nacional do Cinema (Ancine).
As instituições de ensino superior envolvidas, até o momento, no projeto são: Instituto Federal Sul de Minas Gerais, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Itajubá, Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto Federal de São Paulo e Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.