Balanço final da Siga Antenado mostra 5 milhões de parabólicas digitais
O programa Siga Antenado, política pública vinculada ao leilão do 5G, concluiu a substituição gratuita de parabólicas tradicionais por parabólicas digitais em mais de 5 milhões de residências brasileiras. O balanço final da iniciativa foi apresentado nesta quarta-feira (11) pelo Ministério das Comunicações, em Brasília.
Executado em todos os estados brasileiros, o programa atendeu famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) dando acesso gratuito a kits com antena, receptor e instalação.
O programa também viabilizou a liberação completa da faixa de 3,5 GHz, utilizada pelo 5G, com 14 meses de antecedência em relação ao prazo previsto no edital do leilão. Segundo o CEO da EAF, Leandro Guerra, o projeto exigiu soluções logísticas e técnicas em escala nacional. Ele agradeceu o apoio das principais operadoras Vivo, Claro e TIM, das operadoras de satélites e das emissoras de radiodifusão que abraçaram a empreitada.
O governo também anunciou a Fase Extra do programa, que ampliará o atendimento a moradores de 323 municípios com cobertura terrestre limitada, mesmo que não utilizem parabólica. A substituição gratuita dos equipamentos continua disponível até 30 de junho.