Faixa de 3,5 GHz é liberada para ativação das operadoras em todos os municípios de 18 estados do país.
A limpeza da faixa de 3,5 GHz pelo EAF (Entidade Administradora da Faixa) tem avançado rapidamente, ao passo que o Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz), após deliberação nesta segunda-feira, 17, liberará a frequência do 5G para ativação pelas operadoras nesta sexta-feira, 21, em mais 168 municípios.
A propiciação da cobertura tem avançado praticamente mês a mês, antecipando rapidamente as metas do edital do 5G. As operadoras que já tinham metas para chegar nas cidades com 100 mil habitantes em 2024, agora também devem acelerar suas metas. Na última semana, a TIM ampliou seu sinal de 5G para 55 novas localidades, nos municípios liberados. Agora a operadora tem 321 cidades cobertas.
Os 18 estados com a frequência liberada em todo o seu território são Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins; distribuídos em todas as regiões do país e abrangendo 213 milhões de pessoas.
Leia também: Políticas e casos de uso favoráveis podem acelerar a monetização do 5G
Apesar de o Amazonas ter disponibilidade para instalação do sinal, é o maior estado do país em níveis geográficos, banhado por rios, o que dificulta o amplo alcance do sinal, além de, como identificou a Abrintel, ter um mau planejamento quanto à implementação de torres. Para além do atendimento móvel, a região também conta com programas especiais como as infovias para acesso por fibra.
No Brasil, de forma geral, somava-se quase 26 milhões de acessos pelo 5G até o final de abril, segundo os dados mais recentes divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados, o Gaispi disponibiliza painel de dados apresentando os municípios nos quais a faixa de 3,5 GHz já se encontra liberada e, também, o planejamento aprovado para as próximas liberações.