América Latina ultrapassa 76 milhões de assinaturas FTTH

São 137 milhões de residências atendidas e uma taxa de sobreposição de 1,67%. Barbados lidera em penetração e cobertura de fibra óptica até as residências.

Buenos Aires, Argentina. Há 76 milhões de domicílios assinantes de serviços de fibra óptica (FTTH) na América Latina . Outros 44,6 milhões estão conectados por outra tecnologia, e os 70,1 milhões restantes não têm acesso à banda larga fixa. Isso se reflete na versão mais recente do estudo SmC+ , que abrange 18 países. Os dados são preliminares; a versão final será apresentada em outubro.

O número de domicílios com cobertura de fibra óptica na região totaliza 137 milhões , com uma taxa de sobreposição de 1,67%.

Na União Europeia, existem 198 milhões de domicílios , e 108 milhões deles têm acesso à fibra óptica, explicou Sebastián Cabello, CEO da SmC+, no âmbito do Fiber Connect Latam 2025 .

“Na América Latina, a fibra óptica tem tido uma trajetória de muito sucesso. Isso continuará, acompanhado de custos operacionais muito rentáveis. A tendência é que o satélite e o FWA continuem sendo tecnologias de nicho na região”, disse Diego Ros Rooney, Diretor Associado da SmC+.

Até 2030, espera-se que as conexões FTTP/B representem 63% dos acessos na região (sete pontos a mais que hoje e 25 pontos a mais que em 2020). 16% serão via cabo, 11% via XDSL e 9% via FWA, entre outros.

Barbados lidera o ranking regional em cobertura FTTH/B (94%) e penetração (91%) . Em cobertura, o país é seguido pelas Bahamas (94%) e Brasil (83%), enquanto o Uruguai (62%) ocupa o segundo lugar em penetração, e Trinidad e Tobago (54%) completa o ranking. A média regional (para os 18 países considerados) é de 72% e 40%, respectivamente.

Na Argentina, existem 17,8 milhões de domicílios, e destes, aproximadamente 5 milhões são assinantes de fibra óptica, colocando o país entre os cinco maiores da América Latina em adoção da tecnologia. Há outros 6,9 milhões de conexões por meio de outras tecnologias e 5,9 milhões de domicílios desconectados. A cobertura de fibra óptica atinge 71% , logo abaixo da média regional, e a penetração é de 27%, 13 pontos abaixo da média.

Entre as tendências, Cabello observou que a cobertura de fibra óptica na América Latina deve continuar aumentando até atingir um pico, que pode chegar a cerca de 80 a 85%. Ao mesmo tempo, a concorrência aumentará , levando à sobreposição de redes, especialmente em áreas centrais. Ele também destacou uma mudança na infraestrutura, com maior impacto de opções como redes neutras .