Telefônica reafirma foco no Brasil após desinvestimentos em países da América Latina

Leer en español
Recentemente, a mídia espanhola tem especulado bastante sobre possíveis movimentos da Telefônica na América Latina, especialmente após a troca no comando da holding, com a entrada do novo CEO Marc Murtra no início deste ano. A empresa está em processo de revisão do seu planejamento estratégico, que deve ser detalhado até o final de 2025.

Embora alguns analistas e veículos tenham ventilado hipóteses, como a possível venda de uma participação minoritária na Vivo, a companhia confirmou ao DPL News que, internamente, não há nenhuma informação sobre essa operação. “A operação no Brasil segue sendo ‘core’ para o grupo, já que é sua principal geradora de caixa”, assinalou.

As vendas recentes em países como Argentina, ainda segundo a empresa, ocorreram porque essas operações têm menor peso nos resultados consolidados da Telefônica. Além disso, a companhia busca melhorar sua estrutura financeira, já que possui uma alavancagem elevada, com o objetivo de retomar um ritmo mais acelerado de crescimento no futuro.