Brasil | Parques Tecnológicos: MCTI e Finep vão investir R$ 100 milhões em Estados ainda não contemplados

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançaram a Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT-Verde Amarelo/Parques Tecnológicos–01/2024, um novo edital que completa a chamada anterior, de 2021, e garante a construção ou operação de Parques Tecnológicos nos estados anteriormente não contemplados. O prazo para envio das propostas se encerra em 16 de dezembro.

Nesta nova etapa, serão investidos R$ 100 milhões em recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) não-reembolsáveis, na implantação ou operação dos espaços. “Essa chamada apenas é possível porque nós temos um FNDCT robusto. Um fundo potente para a ciência brasileira, que tende a mudar a ciência no médio e no longo prazo. Essa gestão, liderada pela ministra Luciana Santos e pelo presidente Lula, tende a marcar um momento de virada de chave”, comemora o presidente da Finep, Celso Pansera.

Os estados atendidos desta vez serão o Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. “A luta contra as desigualdades regionais é uma batalha dura e que não é fácil, mas é nossa”, garante Pansera.
Ler mais…