Foram financiados 5 bilhões de dólares para a transformação digital da América Latina: CAF
Leer el original
A América Latina e o Caribe investem em infraestrutura digital apenas 30% do que os países avançados da OCDE, um dos grandes desafios para reduzir a brecha digital, conforme afirmou Mauricio Agudelo, diretor de Transformação Digital do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, durante o México Digital Summit, organizado pela DPL Live.
Cerca de 200 milhões de pessoas na região não fazem uso frequente da Internet. Agudelo questionou como avançar em direção à universalização da banda larga nesse cenário e destacou que o CAF tem implementado programas e projetos variados para fechar essa lacuna digital, implantar infraestrutura de alta velocidade, promover a digitalização e incentivar a adoção de tecnologias disruptivas.
Entre 2016 e 2022, o CAF financiou 4,5 bilhões de dólares para o desenvolvimento digital. Até o momento, cerca de 5 bilhões de dólares foram direcionados para processos de transformação digital, com projetos como a expansão de redes móveis na Colômbia, o apoio à indústria satelital na Argentina e a transformação digital de governos estaduais no Brasil.
A conectividade é crucial, mas não é o único foco do CAF, que também apoia modelos de agroindústria inteligente, sistemas de transporte público em São Paulo e processos de atualização regulatória em diversas regiões. Além disso, o CAF estuda a criação de centros de computação de inteligência artificial na América Latina.
A agenda do CAF para a transformação digital é estruturada em cinco pilares: economia digital, governo digital, inclusão, digitalização para a agenda verde, e cidades e territórios inteligentes. Embora cada pilar tenha suas especificidades, todos enfrentam desafios em áreas como infraestrutura, inteligência de dados, inovação, desenvolvimento de talentos e a necessidade de políticas públicas que promovam o crescimento.