A vice-presidente Kamala Harris acusou o ex-presidente Donald Trump de vender chips para a China, enquanto ameaçava aumentar as tarifas ao país asiático.
Durante o segundo debate presidencial dos EUA , o primeiro entre Kamala Harris e Donald Trump , a vice-presidente do país acusou o republicano de vender chips dos EUA à China para torná-la mais forte.
“A administração de Donald Trump resultou num défice comercial, um dos mais elevados que já vimos na nossa história como país.
“Ele criou estas guerras comerciais e quer falar sobre as suas negociações com a China, mas o que realmente fez na sua presidência foi acabar por vender chips americanos à China para ajudá-los a melhorar e modernizar as suas forças armadas, basicamente vendendo-nos”, acusou Harris.
A vice-presidente dos Estados Unidos disse que a política em relação à China deveria ser garantir que os americanos ganhem a competição para o século XXI, concentrando-se no desenvolvimento tecnológico.
“Os relacionamentos com nossos aliados, o investimento em tecnologia dos Estados Unidos de forma que ganhemos essa corrida de Inteligência Artificial e computação quântica, deve focar no que precisamos fazer para apoiar os trabalhadores americanos, de maneira que não acabemos ficando com a pior parte do acordo”, acrescentou Harris.
Por sua vez, Donald Trump limitou-se a desmentir Harris, alegando que o que os Estados Unidos fazem é comprar chips de Taiwan. Da mesma forma, o ex-presidente ameaçou que a China continuará a pagar preços elevados em tarifas para puni-la economicamente.
“Não haverá preços mais altos; quem terá os preços mais altos será a China e todos os outros países que nos enganam há anos”, rebateu Trump.
“Em primeiro lugar, compramos os chips de Taiwan, e de fato eles [Biden e Harris] compraram esses chips de lá, e ela não tem uma política [de desenvolvimento econômico e tecnológico]”, acusou Donald Trump.
Tal discussão ocorreu no início do debate, quando fizeram algumas referências ao tema do desenvolvimento tecnológico; no entanto, não houve uma discussão mais aprofundada ou propostas a esse respeito.