Eutelsat OneWeb ativa rede de satélites no Brasil

Pontos de presença (POP) no país contam com parceria da Equinix e da Angola Cables.

A rede de satélites da OneWeb foi formalmente ativada na região das Américas, incluindo o Brasil. A informação é do Teletime. A empresa começará os primeiros testes operacionais ainda neste final de janeiro, com a ativação dos primeiros clientes no Brasil prevista para fevereiro.

A OneWeb é uma das pioneiras no mercado de constelações de satélites em órbita baixa (LEO) e se fundiu com a gigante do setor de satélites Eutelsat, formando a Eutelsat OneWeb.

Agora, a OneWeb possui dois pontos de presença (POPs) no Brasil, localizados em São Paulo, em parceria com a Equinix, e em Fortaleza, em colaboração com a Angola Cables. Esses POPs servem como pontos estratégicos para a entrega de tráfego e serviços aos clientes da OneWeb na região e concentrado no mercado B2B, com qualidade assegurada em contrato.

Leia também: Tratores conectados por satélites Starlink chegarão ao agro brasileiro este ano

Rodrigo Campos, diretor geral da Eutelsat OneWeb, declarou que as redes geoestacionárias e a capacidade LEO (órbita baixa) oferecidas de forma integrada pela Eutelsat OneWeb, é satelital, mas com capacidade de fibra óptica, proporcionando flexibilidade e uma ampla gama de serviços para atender às necessidades específicas dos clientes.

A oferta de capacidade da OneWeb inclui terminais auto-instaláveis com antenas planas, mas também soluções mais tradicionais (de V-Sat). Para a empresa, a introdução da constelação LEO abre oportunidades para potenciais clientes que dependem de latências mais baixas, ampliando o mercado de satélites.

Também destaca que a combinação de tecnologias, tanto em GEO (órbita geoestacionária) quanto em LEO, permite atender a diferentes requisitos de cobertura, confiabilidade, velocidade e latência.