Vendas de rede mais baixas nos EUA afetam as receitas da Ericsson

As receitas da Ericsson na América do Norte caíram 42%, enquanto na América Latina aumentaram 3%.

A Ericsson registou um declínio de 9% nas receitas anuais numa base orgânica no segundo trimestre de 2023, causado principalmente por um abrandamento na implementação de redes 5G em mercados-chave como os Estados Unidos. Isto levou a perdas de 600 milhões de coroas suecas durante o período, e as ações caíram mais de 10% na bolsa de Estocolmo.

O relatório financeiro da Ericsson diz que a empresa teve receitas de 64,4 mil milhões de coroas suecas (6,3 mil milhões de dólares) no segundo trimestre de 2023, refletindo em um crescimento de 3% em termos reportados, mas uma queda de 9% em termos orgânicos.

A empresa afirma que os resultados permanecem dentro das suas expectativas, apesar da incerteza macroeconómica.

O negócio de redes relatou um declínio de 13% nas vendas ano a ano no segundo trimestre, para um total de 42,4 bilhões de coroas. O declínio foi impulsionado principalmente por vendas mais baixas na América do Norte, onde as operadoras reduziram seus níveis de investimento após o lançamento em 2021 e 2022. O declínio no segmento de rede foi parcialmente compensado por um melhor desempenho em mercados como no Sudeste Asiático, na Índia e Oceania.

Já as vendas ajustadas de software e serviços em nuvem cresceram 1% ano a ano em uma base orgânica, incluindo um crescimento de vendas de 10% na América do Norte, disse o relatório. As vendas no trimestre foram apoiadas por maiores vendas de 5G e receitas de licenciamento de IP.

E quanto ao segmento empresarial, a Ericsson regista um crescimento anual de 20% até ao segundo trimestre de 2023, numa base orgânica, impulsionado principalmente pelas vendas de soluções sem fios.

Por região, o relatório revela que as vendas consolidadas na América do Norte caíram 42% ano a ano, enquanto na Europa caíram 6%. Na América Latina, entretanto, a Ericsson registou um aumento de 3% nas receitas, impulsionado pela implantação de redes 5G.

As vendas mais baixas levaram a Ericsson a registar um prejuízo operacional no segundo trimestre de SEK 0,3 bilhões, contra um lucro operacional de SEK 7,3 bilhões há um ano. A empresa também registrou um prejuízo operacional líquido de SEK 0,6 bilhões no segundo trimestre.