A Apple liberou a atualização dos iPhones para o 5G no Brasil apenas para as redes da Claro, TIM, Vivo e Algar Telecom, sem considerar as operadoras móveis virtuais (MVNO), segundo o portal Tele.síntese.
Algumas MVNOs teriam buscado a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para questionar a ação da Apple.
O site da Apple no Brasil informa que o 5G está disponível para os modelos do iPhone 14, iPhone SE, iPhone 13, iPhone 13 mini e iPhone 12 e apenas para as operadoras Claro, TIM, Vivo e Algar Telecom.
De acordo com o Tele.síntese, representantes da Surf Telecom, Tá Telecom e Datora classificaram a ação como discriminatória e prejudicial à competição. A expectativa é que a Anatel resolva a questão com a fabricante.
O problema é que a Apple liberou a atualização para o 5G apenas para essas operadoras, sem considerar as MVNOs. Com isso, os usuários de outras empresas que possuem iPhone compatível com a tecnologia são prejudicados, pois ficam sem acesso à rede. Uma possível consequência é tornar as MVNOs menos competitivas e reduzir sua participação de mercado.
Vale lembrar que outras operadoras adquiriram espectro 5G e ainda não ativaram a rede, como a Brisanet, que pretende iniciar a venda dos planos em junho.