Convergência Digital – Luís Osvaldo Grossmann
Da sugestão do próximo vídeo à aprovação do empréstimo, os sistemas de inteligência artificial são cada vez mais comuns no dia a dia. Por isso, torna-se fundamental que as pessoas conheçam o porquê das decisões, especialmente quanto maior o risco envolvido.
“É uma questão de transparência e do que é um parâmetro suficientemente claro para explicar uma decisão”, disse a diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados Miriam Wimmer, que nesta sexta, 30/7, participou do seminário Inteligência Artificial, nas fronteiras de um novo paradigma, promovido pela ABDI, MCTI e Ministério da Economia.
“Estamos em um contexto no qual a inteligência artificial se caracteriza como uma tecnologia cada vez mais pervasiva, presente em aplicações rotineiras, cotidianas, como tradutores simultâneos, aplicativos de rotas, recomendações em streamings e redes sociais, e que tem trazido promessas importantes no campo científico, industrial”, lembrou.
Mais informações: https://www.convergenciadigital.com.br/Inovacao/ANPD%3A-IA-usa-dados-pessoais-e-tem-de-ser-transparente-nas-decisoes-57688.html