Vivo, Claro e TIM Brasil se unem à Aduna para comercializar APIs de rede

Movimento indica avanço do Brasil na padronização de APIs CAMARA e reforça integração entre redes e aplicações corporativas.

A Aduna, agregadora global de APIs de rede padronizadas, anunciou um movimento estratégico no Brasil, em que Vivo, Claro e TIM  passam a colaborar diretamente com a empresa na comercialização de APIs compatíveis com o padrão CAMARA (promovido pela GSMA e pela Linux Foundation), com previsão de lançamento comercial neste quarto trimestre de 2025.

De acordo com a Aduna, o Brasil já é reconhecido como um dos mercados mais maduros mundialmente para APIs CAMARA, com as três operadoras oferecendo serviços que visam necessidades críticas de segurança, como verificação de número e detecção de troca de SIM.

A Aduna assume que, ao alinhar as operadoras brasileiras ao seu modelo de agregação que unifica o acesso a APIs de rede de vários provedores, é uma forma de simplificar a integração para empresas e desenvolvedores, reduzir a fragmentação e acelerar a entrega de casos de uso de alto valor.

“As APIs de rede são um componente estratégico do nosso roteiro de inovação digital”, disse Leonardo Silva, gerente de mensagens B2B, CPaaS e Open Gateway da Vivo, em comunicado.