Dzilam de Bravo, Yucatán. Havia registros de que tinha uma ou duas onças-pintadas na Reserva Estadual de Dzilam de Bravo, Yucatán, no México, mas um ano após o lançamento do Tech4Nature, uma iniciativa conjunta da Huawei, da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e da C-Minds, foi possível confirmar a existência de pelo menos cinco onças-pintadas: dois machos, uma fêmea e dois filhotes.
Os resultados foram comentados em uma conversa com o diretor de Estratégia e Marketing da Huawei América Latina, Joaquín Saldaña Otero, durante uma visita à reserva.
O executivo explicou que se trata de um programa único no mundo, pois, em apenas 12 meses desde o seu lançamento em um evento público com o governador de Yucatán, Mauricio Vila Dosal, o projeto Tech4Nature México já teve seus primeiros resultados.
Dzilam de Bravo faz parte de um dos cinco locais emblemáticos globalmente onde se realiza o piloto desse programa multissetorial de conservação da natureza.
O projeto utiliza um sistema de monitoramento contínuo e integrado que analisa imagens e dados sonoros por meio de dispositivos de monitoramento eco-acústico e câmeras infravermelhas para identificar e rastrear onças-pintadas e suas presas.
O Tech4Nature México foi idealizado pela C-Minds, que atua como integradora, e é impulsionado em conjunto pela Huawei, pela UICN e pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) de Yucatán. A empresa tecnológica chinesa também é parceira tecnológica do projeto, fornecendo as capacidades de computação na Nuvem da Huawei Cloud.
Além disso, conta com a colaboração da comunidade local de Dzilam de Bravo e da Universidade Politécnica de Yucatán, com a participação de 60 estudantes.
O diretor de Conservação e Gestão Ambiental do Estado de Yucatán, Toshio Yokoyama, explicou que Yucatán possui um ecossistema único, onde há água doce no meio da água salgada.
Ele acrescentou que o projeto tem permitido proteger os manguezais, uma vez que existem muitos despejos clandestinos, afirmando que, para cada um que é detectado, há outros 14. Além disso, o projeto tem ajudado a combater a caça ilegal na área, possibilitando o ressurgimento de algumas espécies agora que a caça foi interrompida.
A líder do Projeto Lista Verde da UICN, Nadine Seleem, afirma que o Tech4Nature México é um exemplo bem-sucedido de uma parceria entre múltiplos atores que utilizam a tecnologia como facilitadora nas atividades de conservação da biodiversidade. Assim, a reserva estadual de Dzilam de Bravo já é candidata à Lista Verde de Áreas Naturais e Protegidas da UICN e pode servir como um caso exemplar e replicável em diversos modelos e fóruns globais.
O Tech4Nature México faz parte da estratégia ambiental, social e de governança (ESG) da Huawei, chamada Tech4All, por meio da qual a empresa se compromete a levar a tecnologia a cada pessoa, lar e organização para construir um mundo totalmente conectado e inteligente.