Sateliot impulsiona conectividade via satélite 5G no Brasil com apoio do CPQD

A Sateliot assinou um acordo com o Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Tecnológico em Telecomunicações (CPQD) para lançar pilotos de satélites 5G NB-IoT no Brasil. Esses dispositivos poderão se conectar a satélites LEO sem a necessidade de modificar seu hardware ou substituir o cartão SIM. Uma operadora local, cujo nome não foi revelado, está envolvida na parceria.

“A tecnologia da Sateliot permite que os atuais dispositivos NB-IoT se conectem via satélite como se estivessem sob cobertura terrestre. Isso revoluciona o acesso às redes globais de IoT e abre novas fronteiras para a inclusão digital e operacional no Brasil”, disse Stephan Bernard, Chefe de Desenvolvimento de Negócios da Sateliot. Ele acrescentou que esta implementação abre caminho para a adoção em massa da IoT em ambientes sem infraestrutura terrestre, para setores como pecuária conectada, logística e proteção ambiental.

“Esta colaboração fortalece nosso papel como um centro de inovação conectado às principais tendências globais. Estamos validando tecnologias que posicionarão o Brasil na vanguarda da IoT via satélite”, disse Luis Renato Monte, Diretor de Testes e Certificação do CPQD.

Os primeiros testes serão realizados como parte do Programa de Adoção Antecipada. No âmbito deste projeto, a Sateliot já assinou contratos no valor de € 270 milhões com mais de 400 clientes em mais de 50 países. No Brasil, a empresa possui licença oficial de operação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e mantém uma parceria estratégica com a ABINC, a Associação Brasileira de IoT.