Qualcomm quer acelerar a adoção do 5G com novo processador de baixo custo

Leer en español

A Qualcomm apresentou seu novo processador Snapdragon 4S Gen 2 , um novo chip que aproximará a conectividade 5G dos smartphones de baixo custo – menos de US$ 99 –, com o qual a empresa espera acelerar a transição das redes 4G para 5G em mercados em desenvolvimento como a Índia ou América Latina.

Embora se estime que cerca de 95 por cento da população mundial viva em alguma área de cobertura de rede móvel (3G/4G/5G), 38 por cento ou 3 mil milhões de pessoas não utilizam os serviços. Isto deve-se a múltiplos factores, incluindo a falta de conteúdos relevantes e de competências digitais, bem como a acessibilidade dos dispositivos .

Para ajudar a resolver este desafio, a Qualcomm apresentou sua nova plataforma baseada na série Snapdragon 4 , focada em dispositivos móveis de baixo custo . O objetivo da fabricante seria introduzir no mercado novos dispositivos com preço inferior a US$ 99 para facilitar a adoção tecnológica. Este novo chip será fabricado pela Samsung no processo de 4 nm .

Numa reunião com a comunicação social, Deepu John, diretor sénior de gestão de produtos da Qualcomm, considerou que embora as operadoras tenham acelerado as implementações do 5G, a realidade é que até agora envolve um custo adicional que nem todos podem pagar. A empresa estima que a nova plataforma poderá aproximar o 5G de cerca de 2,8 mil milhões de pessoas .

Leia também: 2 projetos da Qualcomm que aumentam a conectividade na América Latina

Segundo o gestor, esta nova plataforma poderá ajudar determinados países ou regiões que estão em processo de transição das redes 4G para 5G, expandindo o ecossistema e reduzindo os custos dos dispositivos.

O mercado com maior potencial seria a Índia, onde as operadoras têm feito esforços significativos para reduzir o custo da oferta de serviços com 5G, mas também outros em transição como a América Latina ou mesmo a Europa e a América do Norte.

John destacou o trabalho realizado na concepção deste sistema para torná-lo acessível, com a introdução de um novo modem desenvolvido desde o início especificamente para o Snapdragon 4S Gen 2. Graças a isso, a nova plataforma será compatível com os padrões Release 17. do 3GPP, que poderá oferecer velocidades de até 1 Gbps em redes 5G SA e redução de 40% na latência . O Snapdragon 4S Gen 2 também será compatível com WiFi 5 e Bluetooth 5.1.

No entanto, a Qualcomm também procurou garantir que o novo Snapdragon 4S Gen 2 não atende apenas às demandas básicas de conectividade, mas sim se adapta às demandas dos usuários, como entretenimento. De acordo com dados da Ericsson, 52% dos utilizadores de smartphones utilizam-nos para streaming de vídeo , enquanto mais de 2,2 mil milhões utilizam-nos atualmente para jogos.

Recomendamos: Meta AI chega ao México e outros países da América Latina, exceto o Brasil

A nova plataforma também incluirá melhorias na captura de vídeo, como redução de ruído e zoom integrado, além de suporte a câmeras de até 84 MPX, para se adaptar às demandas e expectativas dos usuários ao utilizar o smartphone para capturar imagens e vídeos.

Na seção de entretenimento, a plataforma será compatível com telas FHD+ com taxa de atualização de 90 fps , além dos codecs Aqstic Audio e aptX Adaptive, além de incluir suíte de voz e áudio da Qualcomm com ambiente de redução de eco e ruído para melhorar o experiência de captura de voz.

O gestor garantiu que a nova plataforma alcançará também um menor consumo de energia, com até 90 minutos adicionais de música, mais 26 minutos de vídeo ou até mais 33 minutos de chamadas de voz. Da mesma forma, terá suporte para carregamento rápido, que pode recuperar até 50% da bateria em apenas 15 minutos .

Ao contrário dos demais chips do portfólio da Qualcomm que já contam com uma unidade de processamento neural (NPU) para lidar com tarefas de Inteligência Artificial (IA) no aparelho, o novo Snapdragon 4S Gen 2 não terá esse recurso. No entanto, John explicou que o trabalho da GPU e CPU incluídas ainda será combinado para atender a certas demandas de IA.