A Nokia anunciou que está construindo uma rede de transporte óptico em Portugal com 3.000 km para a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), ligando universidades e centros de pesquisa em 26 cidades. A rede usa sistema DWDM – transmissão que realiza a multiplexação de divisão de comprimento de onda – para aumentar as velocidades em um fator de 10 sobre a rede OADM Node legada da FCCN.
A FCCN é a Unidade de Informática Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que visa contribuir para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Conhecimento em Portugal, disponibiliza conectividade de Internet de alta velocidade e serviços informáticos ao ensino superior português e sistema de pesquisa. Cerca de 600 mil estudantes, pesquisadores e funcionários podem contar com sua rede nacional de educação todos os dias. O acordo inclui as soluções de comutação e transporte óptico 1830 Photonic Service Interconnect da Nokia, sistemas de gerenciamento para a rede DWDM e serviços de design, implementação e manutenção.
A Nokia venceu o concurso internacional para a construção de uma nova rede óptica RCTS como parte do Projecto RCTS100 de 17 milhões de euros, dos quais 13 são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Ana Pinto, Diretora da FCCN, disse: “Centenas de milhares de alunos confiam na nossa rede todos os dias. O aumento de capacidade de 10x que este anúncio nos traz fornece a largura de banda essencial necessária para a transmissão de dados cada vez maior. O sucesso do Projeto RCTS100 é fundamental para toda a comunidade de I&E e valorizamos o contributo de parceiros tecnológicos de confiança como a Nokia para cumprir os requisitos extremamente exigentes da nossa comunidade.”
Luis Bueno, chefe de vendas corporativas da Nokia, Espanha e Portugal, Nokia, afirmou que “poucas indústrias foram transformadas pela conectividade tanto quanto a educação. Temos o orgulho de anunciar o primeiro acordo da Nokia com uma Rede Nacional de Pesquisa e Educação em Portugal e implementar este serviço essencial, onde trabalhamos em estreita colaboração com nosso parceiro local Axians Portugal para alcançar esse sucesso.”
*Com assessoria de imprensa.