População de Careiro da Várzea (AM) contará com nova retransmissora de rádio

O Ministério das Comunicações (MCom) publicou, nesta quinta-feira (13/7), autorização para execução do serviço de Retransmissão de Rádio (RTR) na Amazônia Legal no município de Careiro da Várzea (AM). Agora, os mais de 19,6 mil moradores da região poderão sintonizar os programas de rádio em frequência modulada (FM) de modo livre e gratuito.

“Temos como missão promover o acesso à informação, cultura e lazer com qualidade e menos interferências. A região Amazônica é uma das prioridades da nossa gestão, para onde levaremos conectividade e o sinal superior de imagem e som para TV e Rádio”, assegurou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

A outorga é resultado do edital de chamamento público número 105, publicado em setembro de 2020, para selecionar emissoras interessadas na prestação do serviço de RTR na Amazônia Legal. A entidade contemplada deverá observar, antes de iniciar a execução, os prazos para a obtenção da autorização de uso de radiofrequência junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a solicitação do licenciamento da estação.

Balanço

No mês de junho, 20 municípios foram beneficiados pelo serviço de RTR na Amazônia Legal. Todas as autorizações foram concedidas a emissoras sediadas em Manaus (AM), que vão retransmitir seus sinais para outras cidades amazonenses.

Por meio do serviço, o MCom autoriza que as emissoras repliquem sinais gerados em estações sediadas nas capitais da região para qualquer município de seu respectivo estado.

Informações do Ministério das Comunicações