O Banco Central do Brasil apresentou oficialmente o Pix Automático, nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos que permitirá a realização de pagamentos recorrentes de forma automatizada. A operação da ferramenta está programada para iniciar em todas as instituições financeiras em 16 de junho de 2025.
O Pix Automático funcionará de maneira semelhante ao débito automático tradicional. O usuário autoriza, uma única vez, o débito automático de despesas recorrentes, como contas de água, luz, telefone, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura.
Após a autorização inicial, os pagamentos são processados automaticamente na data de vencimento, com aviso prévio emitido pela instituição financeira e total controle do usuário pelo aplicativo bancário.
Além dos consumidores, para as empresas, a funcionalidade promete reduzir os custos de cobrança e diminuir a inadimplência, uma vez que os pagamentos serão agendados automaticamente, sem necessidade de convênios bancários específicos.