Os planos da Ligga Telecom para o uso da faixa de 700 MHz

A Anatel aprovou a outorga de uso secundário à Ligga e à Unifique nesta última semana. A Ligga irá operar com o 5G em 1.494 cidades.

Esta semana, a Anatel publicou no Diário Oficial da União (DOU), ato que outorga às operadoras Ligga Telecom e Unifique, o uso secundário da faixa de 700 MHz, devolvida pela Winity em 2023. Além delas, Brisanet e Cloud2U (iez! telecom) também já têm permissão para o uso. As operadoras terão 18 meses para ativação da faixa.

A Ligga havia solicitado o uso dos 700 MHz em 1.140 das 1.494 cidades onde irá operar com o 5G. São cidades do estado de São Paulo e do Paraná, além dos estados da região norte, com exceção do Tocantins e Pará.

Vitor Menezes, diretor de relações institucionais da Ligga, disse à DPL News que isso representará grandes ganhos em diversas frentes, principalmente por poder ofertar 4G junto com o 5G.

Leia também: Oi, Vivo e TIM vendem refarming como 5G e são multadas em R$5 milhões

O executivo reforçou ainda que a expectativa da Ligga é seguir diversificando ainda mais a oferta de telefonia tanto para os clientes dessas regiões, quanto para seus parceiros, que poderão desfrutar da disponibilidade de mais espectro.

“Com as frequências associadas, há um aumento de cobertura, um incremento de suma importância, especialmente para companhias que estão iniciando suas operações”, acrescentou.

A Unifique, que solicitou o uso dos 700 MHz em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, também foi consultada, mas não respondeu até o fechamento desta nota.