Nokia e Solis focam em redes privativas para o agro brasileiro

Nokia é mais uma parceira de peso da jovem Solis, MVNO que tem enfrentado as gigantes do setor telecom tendo apenas um ano e meio de existência.

A colaboração entre a Nokia e a Solis Tower Telecom do Brasil visa principalmente a implementação de redes privativas LTE para conectar o setor agro brasileiro e também as pessoas das zonas rurais, mas o que chama a atenção é outra coisa.

A jovem Solis, provedora de NB-IoT e operadora MVNO dedicada ao agronegócio brasileiro, tem batido de frente com gigantes do setor telecom se associando com grandes empresas como a Huawei, agora a Nokia, entre outras.

A Solis fornece a infraestrutura para redes privativas, chips físicos e virtuais sem cobrar pela instalação das torres ou dos rádios. A empresa ganha pela prestação dos serviços. Do início de 2023 quando foi fundada, para cá, a empresa já tem 2,1 milhões de hectares conectados.

Leia também: Anatel libera novas faixas de radiofrequência para redes privativas

Este negócio específico em parceria com a Nokia, já está beneficiando fazendas no estado do Mato Grosso, ao conectar máquinas, pessoas e sensores, fornecendo informações detalhadas em tempo real e impulsionando a produtividade, eficiência e sustentabilidade desses empreendimentos, por meio da cobertura 4G.

A Nokia está fornecendo uma gama de equipamentos de seu portfólio AirScale, incluindo small cells, baseband, Macro Remote Radio Heads e estações base, além das soluções de gabinete all-in-one com eficiência energética com soluções avançadas de resfriamento para uso externo.

As soluções da Nokia também oferecem suporte a tecnologias de Internet das Coisas (IoT), como NB-IoT e LTE-M, enquanto a Solis implementa a infraestrutura.