O governo do México está estudando a possibilidade de oferecer descontos nos custos do espectro para aqueles que implantarem infraestrutura para cobrir áreas sem conectividade
Leer en español
Cidade do México. José Antonio Peña Merino , chefe da Agência de Transformação Digital e Telecomunicações (ATDT), afirmou que, pela primeira vez, haverá descontos no custo do espectro de radiofrequências no México, que podem chegar a 50%.
Durante sua participação na Cúpula Digital do México 2025 , organizada pela DPL Live , o funcionário público afirmou que buscam conceder esse benefício em troca do interesse daqueles que implantarem infraestrutura e levarem serviços a locais onde eles não existem.
“Pela primeira vez, descontos de até 50% nas taxas de espectro podem ser concedidos em troca da expansão da atuação das empresas para áreas com infraestrutura precária. Pode haver um desconto significativo no leilão do 5G ; é bom que haja descontos, mas é ainda melhor ter mais mexicanos conectados.”
“Acreditamos que os dois objetivos não precisam ser conflitantes. Sem afetar o modelo de negócios das empresas (…), trata-se de um negócio que exige muita implementação e investimento”, afirmou Merino.
A ATDT economizou 2,5 bilhões de pesos para os cofres públicos em 2025 por meio da digitalização de procedimentos.
José Antonio Peña Merino afirmou que o trabalho de digitalização realizado este ano permitiu ao tesouro economizar 2,5 bilhões de pesos.
Ele observou que até o momento eles digitalizaram 117 procedimentos, enquanto a meta para este ano é concluir 350.
O chefe da ATDT afirmou que a digitalização ajuda a simplificar a vida dos mexicanos, ao mesmo tempo que confere aos servidores públicos uma obrigação inquestionável.
“Quando se criam barreiras ao exercício dos direitos fundamentais, quando se impõe um procedimento complexo, está-se criando uma barreira ao exercício dos direitos.”
“A digitalização nos coloca, enquanto servidores públicos, numa posição em que não temos desculpas para não resolver problemas, e coloca os cidadãos num espaço mais acessível”, afirmou o funcionário público.
Até o momento, desde a criação do ATDT, foram eliminados 945 procedimentos de um total de 1.666, restando ainda 643 procedimentos a serem simplificados até o final de 2025.
José Antonio Peña Merino também se referiu a projetos que serão realizados no próximo ano, um dos quais, afirmou, será a criação de um novo Centro de Dados em Tulancingo, Hidalgo, para apoiar a transformação digital do governo federal.
Ele também se referiu à digitalização do Registro Civil, a partir da qual começará o desenvolvimento de uma identidade única para os mexicanos, afirmando que a Certidão de Nascimento é o primeiro passo para esse projeto.