MCom priorizará banda larga a beneficiários do Bolsa Família

Parceria interministerial com MDS utilizará recursos do Fust para ampliar inclusão digital nas regiões mais pobres do Brasil.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, definiram estratégias para facilitar o acesso da população à internet banda larga em municípios e localidades economicamente desfavorecidos em todo o Brasil.

Espera-se que a parceria beneficie quase 20 milhões de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que serve como porta de entrada para mais de 30 programas sociais do Governo Federal, mas dará foco especial aos beneficiários do Bolsa Família (13,5 milhões). 

Leia: Marco Legal para redes subterrâneas propõe uso do FUST

Para tanto, serão utilizados recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), para expandir a infraestrutura de internet banda larga em áreas rurais, periferias urbanas e localidades remotas. 

Uma vez que o crédito para o setor de telecomunicações via Fust foi ampliado para R$1,1 bilhão, estima-se que o projeto beneficie 2.315 localidades no Nordeste e Pará prioritariamente, totalizando mais de 19,7 milhões de pessoas.