Lula investe R$ 153 milhões para Telebras conectar agências públicas

Serão atendidas 409 agências do Ministério do Trabalho e Emprego que também contarão com monitoramento a ataques cibernéticos.

O contrato de R$ 153 milhões destinado para os serviços e conectividade da Telebras a 409 agências do Ministério do Trabalho e Emprego, foi firmado nesta terça-feira, 27, entre o ministro das Comunicações, Juscelino Filho e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante sua visita ao Centro de Operações Espaciais Principal (Cope-P) em Brasília.

A infraestrutura do Cope-P foi projetada para o controle de, ao menos, três satélites geoestacionários e de um plano de lançamento de 26 satélites não geoestacionários. Além do uso estratégico militar em banda X, também opera em Banda Ka, viabilizando internet banda larga para milhares de brasileiros nos programas de inclusão digital e acessibilidade do Governo Federal.

É por meio dos satélites operados no Cope-P que algumas escolas e órgãos públicos têm sido atendidos com sinal de internet. Em 2023, o governo federal retirou a estatal do plano da lista de privatizações ao qual foi incluída durante o governo de Jair Bolsonaro, fato que ressaltou o ministro Juscelino em sua fala, sobre a importância da estatal para “chegar onde a iniciativa privada não chega”.

Já o presidente Lula focou na soberania digital e tecnológica do país, dizendo que é preciso utilizar recursos próprios.