Esta é a primeira implantação do software da Nokia em um ISP da América Latina
A Nokia foi escolhida, juntamente com o parceiro DPR, pela K2 Telecom Brasil para fornecer soluções que reforçarão a segurança de sua rede e criarão novas fontes de receita. A fabricante finlandesa implementará sua solução BNG/CGNAT, que permitirá à K2 Telecom fornecimento de infraestrutura IP e requisitos de ISP como serviço, além de oferecer defesa DDoS baseada em nuvem.
De acordo com o último Relatório de Inteligência de Ameaças da Nokia em 2023, o tráfego de ataques DDoS (Distributed Denial of Service) de botnets IoT aumentou cinco vezes no ano passado. Este é um tipo de ataque cibernético que sobrecarrega um site ou serviço online, tornando-o inacessível ao enviar uma grande quantidade de tráfego de várias fontes diferentes ao mesmo tempo.
Diante do crescimento da ameaça, a K2 Telecom decidiu reforçar sua segurança com o Nokia Deepfield Defender, um software de detecção e mitigação de ataque DDoS, que oferece visibilidade detalhada da internet, rastreando o tráfego em várias categorias e implantando aprendizado de máquina. Esta é a primeira implantação do software da Nokia em um ISP da América Latina.
Leia: Maioria de sites bloqueados na internet são de pirataria e apostas online
“Atualmente, no mercado, existem empresas que oferecem serviços de mitigação e proteção DDoS. No entanto, estas empresas redirecionam frequentemente o tráfego indesejado para nuvens externas, o que por sua vez causa perturbações para os clientes finais”, afirmou Leandro Garcia, diretor de tecnologia da K2 Telecom.
“Nossos clientes não devem ser afetados por processos internos e com a solução da Nokia a mitigação é realizada internamente, diretamente no chipset dos roteadores, em tempo real, e sem causar indisponibilidade.”
Além disso, a Nokia também implementará seu Multi-Access Gateway hospedado em sua solução baseada no 7750 Service Router, a fim de suportar serviços seguros de banda larga no atacado da K2 Telecom. Isso também ajudará a empresa a criar novas fontes de receita.