De responsabilidade do MCom, o planejamento do fundo prevê um investimento total de R$ 1,15 bilhão para o triênio 2023-2025.
O Ministério das Comunicações (MCom) informou ter investido R$ 314 milhões em 2023, voltados para programas e projetos financiados pelo Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), que visa fortalecer a competitividade da indústria de telecom brasileira.
Segundo o MCom, os recursos reembolsáveis do Funttel resultaram na aprovação de 78 projetos em 2023, com destaque para o desenvolvimento de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), soluções para aprimorar a conectividade 5G e a expansão de redes em fibra óptica na região Amazônica.
Leia também: MCom priorizará banda larga a beneficiários do Bolsa Família
Outros investimentos com recursos não reembolsáveis foram em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Fundação CPQD e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), abrangendo áreas como processamento de sinais ópticos, tecnologias de redes abertas e virtualizadas, aplicações de 5G na saúde e soluções para o gerenciamento de geradores solares em áreas remotas.