Equipe técnica do Ministério das Comunicações fez vistorias e Gaispi já havia alertado que prazos dependiam de “condições de navegabilidade”.
O Ministério das Comunicações (MCom) anunciou que as próximas infovias a serem entregues são a 02, 03 e 04, conectando cidades amazonenses e beneficiando 10 milhões de brasileiros em 59 municípios. O Programa Norte Conectado investirá cerca de R$1,3 bilhão em oito Infovias com capacidade de até 20Tb/s, prometendo não impactar o meio ambiente na região.
Em março de 2023, a equipe técnica do MCom realizou uma vistoria ao longo de 1.070 quilômetros do backbone da Infovia 01, inaugurada em agosto e composta por cabos de fibra óptica instalados no leito do Rio Amazonas, com o objetivo de beneficiar 11 municípios entre Santarém-PA e Manaus-AM.
O comunicado divulgado pelo ministério, informa que Infovia 02, que estava com serviço de lançamento previsto entre 11 de dezembro de 2023 a 9 de janeiro de 2024, conectará Tefé a Atalaia do Norte em um trecho de 1.206 km de extensão.

Leia: Lei Orçamentária 2024 é sancionada com vetos e beneficia PAC
A 03 terá 624 quilômetros de extensão e irá ligar Macapá (AP) a Belém (PA), enquanto a Infovia 04 irá beneficiar a população que vive entre as cidades de Vila de Moura (AM) e Boa Vista (RR). Serão 515 quilômetros de cabo óptico no leito dos rios.
Estas duas tinham previsão de serviço de lançamento entre de 31 de outubro a 24 de novembro de 2023, e março de 2024, respectivamente. Cada cidade do Norte Conectado terá um datacenter modular, beneficiando escolas públicas, unidades de saúde e segurança.
Esses prazos tinham sido divulgados pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz) em outubro do ano passado, que na época ressaltou que o cumprimento dos prazos dependiam das condições de navegabilidade.
Conectividade na Amazônia Colombiana
Em julho, o ministro Juscelino Filho se reuniu com o ministro das Comunicações da Colômbia Mauricio Lizcano para discutir cooperação na implementação do 5G e conectividade na Amazônia, impulsionando programas de inclusão digital e desenvolvimento regional.
O compromisso com a conectividade foi reforçado com a assinatura do contrato de gestão do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), visando melhorar a comunicação e a infraestrutura para a inclusão digital. A Infovia 02 tem pretensões de chegar até Leticia, na Colômbia, passando também por Benjamin Constant e Atalaia, fronteira com o Peru.