Huawei quer Brasil como líder de IA na América Latina: Sun Baocheng

A empresa também anunciou a criação de um novo data center no país e novas soluções em IA como o Pangu 3.0, no Huawei Cloud Summit Brasil, em São Paulo

Durante o Huawei Cloud Summit Brasil, em São Paulo, nesta quarta-feira, 22, a empresa reforçou seu compromisso de impulsionar a inovação e a transformação digital no Brasil, com a promessa ambiciosa de fazer do país um líder em IA na América Latina, disse Sun Baocheng, CEO da Huawei. 

“Continuaremos a nos estabelecer no Brasil e a investir em conectividade, energia digital e computação em nuvem. Vamos ajudar o Brasil a construir uma infraestrutura digital avançada e ser um líder em IA na região”.

Para isso, o CEO disse que a empresa trará mais parceiros da China e do mundo para trabalhar em conjunto com clientes e desenvolvedores, a fim de “aproveitar a oportunidade de uma nuvem melhor para o Brasil”, estabelecendo bases digitais e inteligentes no país.

Outro compromisso citado foi o de estabelecer um ecossistema digital sustentável e aberto. “Estamos construindo o terceiro drone de disponibilidade em nuvem em São Paulo, trazendo serviços em nuvem líderes do setor e práticas digitais globais para o Brasil”. Com isso, Baocheng esclarece um dos pilares que sumarizam o evento, o termo “Glocal”. Este consiste em trazer as melhores práticas globais em consonância com as contribuições locais.

Novo data center

dplnews markchang director huawei cloud mf231123
Mark Chen, presidente de vendas e soluções globais Huawei Cloud

A partir do primeiro trimestre de 2024, a Huawei Cloud planeja inaugurar um terceiro data center no Brasil; o nono da empresa na América Latina. O presidente de vendas e soluções globais da Huawei Cloud, Mark Chen, destacou a região como de grande importância estratégica para a tecnologia de nuvem. O México e o Peru também “abrigam” três data centers da companhia cada um. Outros pontos estão na Argentina e no Chile.

Hoje, a Huawei Cloud conta com 84 zonas de disponibilidade (AZs) em 30 regiões e atende mais de três milhões de clientes em mais de 170 países.

Em sua fala, Cheng também destacou que a Huawei investe 25% de sua receita anual em pesquisa e desenvolvimento (P&D) a cada ano e que destina muitos fundos para produtos inovadores como Cloud Native, Big Data e Inteligência Artificial. Desde 2019, a Huawei Cloud lançou mais de 80 serviços.

Pangu 3.0

A solução de Inteligência Artificial (IA) da Huawei, Pangu 3.0 lançada neste 2023, foi apresentada como uma ferramenta capaz de detectar riscos de segurança em tempo real em ambientes como minas de carvão, por exemplo, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro.

Chen enfatizou a abordagem da Huawei para acelerar a adoção de IA em todas as indústrias no Brasil, proporcionando soluções avançadas e pré-desenvolvidas, como o modelo Pangu 3.0.

Chen ressaltou que a solução da Huawei é 10 vezes mais eficiente que as plataformas de big data tradicionais e introduziu o conceito de design de recuperação de computação e armazenamento para reduzir os custos de armazenamento.