Secretário Hermano Tercius destaca avanços digitais do Brasil e planos de inclusão

Em breve conversa com a DPL News, Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, falou sobre cooperações regionais e destacou o papel de liderança do Brasil no setor de conectividade e a relevância das iniciativas de infraestrutura digital no país.

Segundo Tercius, o Brasil se posiciona como exemplo global na expansão de fibra óptica e conectividade móvel. “Hoje, cerca de 93% dos domicílios têm disponibilidade para contratar internet fixa, e 93% da população está coberta com serviço móvel. Isso é um feito notável para um país com as dimensões do Brasil e com desafios econômicos significativos”, afirmou.

Ele enfatizou ainda que o modelo de políticas assimétricas neste aspecto, permitiu que pequenas prestadoras expandissem seus serviços sem recorrer a recursos públicos. “O Brasil conseguiu, com essas políticas, atingir níveis de conectividade superiores a países ricos como os Estados Unidos e a Austrália, o que mostra o impacto positivo dessa estratégia”.

Sobre cooperação regional, Telsius destacou projetos de interconexão com países vizinhos, como a Infovia Amazônica que chegará a Leticia, na Colômbia, viabilizando uma saída ao Pacífico e fortalecendo a resiliência de rede de ambos os países, além das iniciativas privadas, como o cabo submarino que conectará a Guiana Francesa ao Brasil. “Embora seja um projeto privado, o governo está intermediando para garantir que o cabo tenha conexões que possam atender capitais brasileiras, como Belém”, explicou.

Por fim, Telsius detalhou o recém-anunciado Plano Nacional de Inclusão Digital, previsto para ser aplicado até o final do primeiro semestre de 2025.

“Estamos formando grupos de trabalho com o Ministério das Comunicações e a Casa Civil para elaborar um diagnóstico detalhado das necessidades, propor projetos, identificar fontes de financiamento e definir prioridades. Queremos garantir que os recursos sejam aplicados onde terão o maior impacto”, concluiu.