Espanha | Governo atinge 10% de participação na Telefônica

A Sociedade Estatal de Participações Industriais (SEPI) alcançou uma participação de 10% na Telefônica. Desta forma, foi cumprida a instrução dada pelo Conselho de Ministros no final de dezembro de 2023 para que o Estado se tornasse o principal acionista da operadora. A mudança de participação ocorreu em diversas etapas.

A participação da SEPI proporciona “maior estabilidade acionista à empresa para atingir os seus objetivos e contribui para a proteção das capacidades estratégicas de uma empresa chave no setor de telecomunicações e fator determinante na maioria das capacidades industriais e áreas de conhecimento que afeta os interesses essenciais da segurança nacional”, observou a entidade.

A operação resulta de uma análise iniciada depois de a Saudi Telecom Company ter confirmado a compra de 9,9% da operadora espanhola, por cerca de 2,1 mil milhões de euros. Isto disparou alarmes e acionou ações do Estado com o objetivo de garantir a proteção dos interesses nacionais de uma empresa considerada estratégica para o país.

O governo considera agora pedir um segundo diretor na Telefônica , conforme afirmou recentemente o Ministro da Transformação Digital e da Função Pública, José Luis Escrivá.